Especificações para projetos

Encadernação

Pensando o miolo para uma encadernação…

 

Um miolo de livro pode ser confeccionado de duas formas: em cadernos ou em folhas avulsas.

Em cadernos as folhas são dobradas e montadas uma dentro da outra sendo os furos realizados em cima da dobra, a costura une todos os cadernos pela região do “festo” (nome dado a região da dobra dos caderInnos) e da colagem.

O processo de confecção do miolo de folha avulsa, como o próprio nome já diz, consiste em unir uma quantidade de folhas soltas  por meio de colagem e costura.

Para o miolo em cadernos não há a necessidade de preocupação com margem para a costura já que está será realizada na região das dobra dos cadernos, não interferindo assim na diagramação da página.

Para o miolo de folha avulsa é fundamental que na hora de fazer a diagramação se reserve um espaço de 1,5 cm no lado onde a costura será realizada, esse espaço será tanto para a costura quanto um resguardo para as folhas, nesse caso a diagramação deve ser feita desse espaço em diante.

Além disso, deve-se ter em mente que após a costura (dos dois tipos) sempre haverá um refilo, ou seja, um corte para acerto das folhas nos outros três lados, sendo assim evite deixar margens muito pequenas, diagrame pensando que 0,5 cm será retirado no refile, se houver sangrias de imagens defina isso no arquivo através das marcas de corte, elas e que guiam esse procedimento, e ai nesse caso deixe a mais 0,5 cm da área que será refilada para que a sangria seja perfeita.

Qualquer papel pode ser usado para confecção do miolo, sugiro que veja as opções no lugar onde você vai mandar imprimir, em geral esses lugares já tem especificado os tipos que o equipamento usa.

Na gráfica peça a impressão das pranchas, e especifique que não há necessidade de refile, isso será feito pelo encadernador.

 

Revestimentos possíveis para a capa rígida…

 

Temos três opções para revestimento da capa:

  1. Revestir com arte feita pelo cliente;
  2. Revestir com percalux e fazer hot stamp ou gravação;
  3. Revestir com tecido e fazer hot stamp ou gravação;

 

Quando a opção escolhida para revestir a capa é uma arte impressa realizada pelo cliente…

O arquivo tem que ser pensado e diagramado levando em conta a estrutura da capa e o tamanho do miolo.

A capa é composta de frente, fundo, canaletas e lombada.

  • Nesse caso a impressão da arte deve ser feita numa gramatura de papel entre 90g e 120g (abaixo ou acima disso se torna inviável o procedimento de revestimento), quase todos os tipos de papel são utilizáveis, o papel couchê por seu revestimento calandrado não é indicado para esse processo de revestimento, pode-se usar mas não é garantido um perfeito resultado, pode ocorrer descolamento em algumas áreas ou craquelamento da impressão na região de dobras.
  • A Capa frontal e a capa posterior será a medida final do miolo na largura e maior que este 0,6 cm na altura.
  • Canaleta é de 0,5 cm.
  • Lombada é medida de acordo com o tamanho do volume de páginas unidas.
  • A arte tem que ser maior que a capa 1,0 a 1,5 cm, para depois se fazer a dobra para o acabamento interno, sem esquecer o cálculo do tamanho da lombada + as coifas + frente e fundo para que seja possível revestir perfeitamente a capa.
  • Há a opção de se fazer o lombo de outro material e a arte ficar só na capa frontal e na posterior chamamos de meia encadernação ou a Bradel.

 

Opção de revestir com percalux e fazer hot stamp ou revestir com tecido e fazer hot stamp (gravação);

Nesse caso o cliente só escolhe a cor ou textura do percalux, e define o que será gravado no hot stamp também conhecida como gravação. Nesse caso o cliente pode escolher a cor das letras mas os tipos são definidos no gravador, já que não há variedade de fontes, sendo usada as fontes mais padrões com e sem serifa e manuscrita.

O tecido passa pelo mesmo processo, sendo que só é possível se utilizar para o revestimento os tecidos de composição 100% algodão.

O tecido pode ser serigrafado também. Nesse caso só não se deve esquecer que este tem que ser 100% algodão.

Dúvidas e esclarecimentos e projetos específicos favor entrar em contato.